Para acessar os Conhecimentos de Transporte eletrônicos, acesse o sistema e clique na opção "Transporte" e, em seguida, em "CTe". Você será direcionado para a tela com todas as emissões realizadas pelo seu sistema Emitte. Para criar um novo CTe, clique no botão "Nova Nota", localizado no canto superior direito da tela. Isso abrirá a tela de criação, na qual você poderá realizar todos os procedimentos necessários para validar sua nota. Conforme o passo a passo abaixo:
1) GERAL
Por padrão o sistema vem com algum campos pré-preenchidos, caso haja necessidade de alterar, basta clicar e escolher entre as opções informadas. Escolha o Tipo de CTE , CFOP, Tipo do serviço e quem será o tomador do serviço. Só deve ser informada a opção OUTROS para tomador de serviço, caso ele não seja o Remetente, Expedidor, Recebedor ou Destinatário. Informe o nome do remetente e/ou destinatário pré-cadastrado ou clique em +NOVO para cadastrar.
2) CARGA
Nessa tela vamos inserir os dados da carga transportada .O ideal é preencher todos os campos desta página, mas apenas o campo “Outras características da carga” não é obrigatório.
Caso não saiba o que é e onde encontrar o RNTRC clique aqui. Clique em Avançar ou Impostos.
3) Impostos
Informe o Valor total do Serviço e o Valor total a receber .Abaixo tem as opções de ICMS, informe o CST que você está acostumado a utilizar. Caso não tenha certeza sobre qual deve ser usado e como preencher os dados de tributação, recomendamos que entre em contato com seu contador de confiança e solicite auxílio .Após preencher clique em Avançar ou Cobranças.
4) Outros
Nesta aba será informados as notas fiscais que serão transportadas .Caso seja um CTe normal, onde a carga não tenha sido transportada e referenciada usando outro CTe, você irá preencher apenas o campo “Documentos transportados pelo CT-e”.
Clique na opção Adicionar + , informe o tipo do documento que será referenciado ( NF-e, NFC-e…) e os campo de identificação da nota.
*Lembrando que cada modelo informado possui campos específicos para o preenchimento.*
Caso o CTe seja de redespacho ou subcontratação e com isso já tenha sido emitido um primeiro conhecimento de transporte, será necessário informar os dados do “Documentos de Transporte Anterior”
Clique na opção +Adicionar novo e insira os dados do “Emissor do documento anterior”, logo após informe o documento escolhendo o modelo (em papel ou eletrônico).
6) Emitir
No canto inferior direito temos o botão Emitir Nota, clicando nele você vai validar seu CT-e junto a SEFAZ.
Em caso de dúvidas entre em contato com o nosso suporte que ajudaremos você! 🙂