Passar para o conteúdo principal
Tipo de Serviço - CTe
Luiz Gaspar avatar
Escrito por Luiz Gaspar
Atualizado há mais de 3 anos

Existem cinco tipos de serviço para emissão de CTe.
Sendo eles:

Normal

Este CTe é aplicado para operações normais de transporte de mercadorias. Quando ela é contratada para prestar o serviço e o realiza do inicio ao fim.

Subcontratação

É utilizado quando uma transportadora é contratada por outra transportadora (contratante), ocorrendo uma Subcontratação para prestação do serviço.

Lembrando que neste caso a transportadora é responsável por todo o transporte.

Em alguns estados é permitido que a empresa subcontratada realize o transporte utilizando o CTe emitido pela transportadora que contratou, mas como esta regra pode variar de acordo com a lesgislação, o ideal é que a transportadora contratada emita um CTe próprio, com Tipo de Cte = Normal e Tipo de Serviço = Subcontratação, seguindo as informações do CTe original, informando remetente e destinatário e contendo a transportadora contratante como tomador do serviço, visto que ela pagará para que a transportadora contratada realize o serviço, além disso é necessário informar o CTe original no campo de Documento Anterior.

Redespacho

Neste caso uma transportadora, redespachante, realiza o transporte de uma parte do trajeto e outra transportadora, redespachada, faz o transporte intermediário ou final.

A transportadora Redespachante irá emitir um CTe normal, porém esta deve informar a transportadora despachada no campo de Recebedor.
A transportadora Redespachada, irá emitir um CTe com o Tipo de CTe = Normal e Tipo de Serviço = Redespacho.

Além disso, ele deve informar a transportadora Redespachante como Expedidor e informar a chave de acesso do CTe anterior no campo de Documento anterior

Redespacho Intermediário

No redespacho intermediario, terá uma terceira transportadora no meio das duas já citadas.
Assim, ela fará um CT-e com Tipo de Conhecimento Normal e Tipo de Serviço Redespacho Intermediário, tendo a Transportadora Redespachante como Expedidor, a Transportadora Redespachada como Recebedor. A chave de acesso do CT-e da Redespachante será informado em Documento Anterior.

Serviço vinculado a Multimodal

É usado quando a mercadoria transportada para por 2 ou mais meios de transporte, exemplo, rodoviário, ferroviário ou aeroviário.

Respondeu à sua pergunta?