Olá.👋 Abaixo temos um vídeo simples, explicando como funciona a função do MEU MEI. 😊
Tutorial
Se você é microempreendedor, o Emitte está com uma novidade que pode ajudar muito o seu negócio.
Para facilitar a vida do MEI, agora você pode acessar o campo exclusivo do “ MEU MEI ” . Para encontra-lo, clique nas 3 barrinhas do lado esquerdo superior da sua tela.
O MEU MEI é composto de 3 abas:
* Imposto DAS
* Certificado MEI
* Controle MEI
Abaixo iremos explicar como funciona cada um.
Imposto DAS
O Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual, ou simplesmente DAS MEI , é um guia pela qual cada microempreendedor paga os seus impostos ao estado.
Esta é uma das obrigações mais importantes do MEI e deve ser paga mensalmente. Por isso, o Emitte reservou uma área especial para você verificar e pagar os seus boletos DAS.
Por padrão ou informações de todos os Períodos do ano vigente, sistemas de acompanhamento da situação de pagamento e dados como de MULTA e JUROS para faturados atrasados.
Exemplo:
Para gerar a guia de pagamento, clique sobre o mês de apuração.
O aplicativo irá informar o valor da guia de pagamento juntamente com o Código de Barras, uma opção de Copiar o Código de Barras (para pagamentos utilizando sistemas de celular) e Baixar o PDF.
Certificado MEI
O Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) funciona como certidão de nascimento da sua empresa MEI. Ou seja, ele registra e formaliza seu negócio.
Assim, seu CCMEI poderá ser solicitado para identificar seu registro ou para validar documentos e fazer credenciamentos em portais ou sistemas.
Sabendo disso, separamos um campo para você baixar e ter esse documento sempre em mãos.
Para baixar o "Certificado MEI", também conhecido como "Certificado da Condição de Microempreendedor Individual", basta informar o CPF e a Data de Nascimento do responsável pelo MEI, depois clicar em "Buscar", o sistema irá baixar o arquivo automaticamente.
3) Controle MEI
Através desta função, você pode acompanhar a quantidade e o valor total das suas notas de venda e compra.
Com isso, é muito mais fácil verificar e controlar seu faturamento, ou que auxiliar sua declaração DASN (uma declaração de faturamento anual que o MEI enviar) e evitar que você ultrapasse seu limite de faturamento anual.
Dessa forma, o aplicativo conta com duas Abas, que fica na parte inferior da página.
Caso você já tenha emitido notas em outro sistema, será necessário informar quantas foram e qual o valor total (a soma) de todas elas. Para isso, basta clicar na engrenagem que fica dentro do quadrado de Total de Notas de Vendas
Pensando em facilitar ainda mais a vida do Microempreendedor, foi inserido esta barrinha amarela que informa o valor total das notas de venda emitidas, assim você pode evitar atingir o valor máximo de faturamento anual (R$ 81.000,00) e ser desenquadrado do MEI.
Abaixo dos valores sobre notas de vendas, ficará uma listagem com todas as notas emitidas.
Ao contrário do relatório de Nota de Vendas, em Nota de compras, você consegue SINCRONIZAR todas as notas de compras vinculadas ao seu CNPJ que constam na receita.
Para isso, basta clicar no botão de sincronizar e o sistema irá puxar os dados e informar no relatórios.
Após a Sincronização, todas as notas encontradas na sefaz, vinculadas ao seu CNPJ constarão listadas dentro do seu aplicativo.
Em caso de Dúvidas ou problemas, entre em contato com nosso time de Suporte através do chat do sistema. 😊