Neste artigo vamos acompanhar o processo de envio do e-mail XML ao contador.
1) Cadastrar o e-mail do contador
Primeiro vamos configurar o e-mail do seu contador ou assessor fiscal. Para isso clique no nome do seu usuário (do lado direito superior da tela) e depois em Configuração.
Terá a aba de Contador, clique nela, preencha os dados e clique em Salvar.
2) Enviar o arquivo
Agora que o e-mail está cadastrado clique em XML.
Por padrão, o sistema informa o período do mês anterior, mas caso queira pode realizar a alteração. Escolha o modelo que quer enviar, se deseja enviar os PDFs selecione a opção "Gerar com PDF".
Após escolher o modelo e solicitar, irá aparecer uma lista com documentos solicitados, de principio irão ficar com a situação Processando.
Após alguns minutos, atualize a pagina (F5), e confira a situação das solicitações, como podem ver, o nosso ficou como não encontrado, pois não há nenhuma nota validada no período.
Observação: Se sua empresa fizer a emissão de vários modelos de nota diferentes, será necessário fazer a solicitação separadamente. Escolha um modelo de nota, faça , depois escolha o outro e faça.
Após a situação estiver como pronta, é disponibilizado quatro ações em cada solicitação, como podem ver abaixo:
Cada ação com um proposito, sendo eles:
Contabilidade: Enviar arquivos solicitados diretamente para o e-mail cadastrado do contador.
XML: É gerado um arquivo compactado com todos os XML do período.
PDF: É gerado um arquivo compactado com todos os PDF do período.