O que é CNAE?

CNAE, NFSe

Guilherme Oliveira avatar
Escrito por Guilherme Oliveira
Atualizado há mais de uma semana

CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Começou a ser utilizado em 26 de dezembro de 1994 pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil. 

A CNAE é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do Brasil. Essa classificação aplica-se a empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (pessoa física).

O IBGE possui uma página onde lista todos os CNAE existentes e em vigor. Para baixar a listagem entre no link.

Como saber qual é o meu CNAE?

A melhor forma de saber seu CNAE é olhando na sua ficha cadastral entregue pela sua prefeitura, mas caso não tenha acesso a ela, existe uma maneira paliativa, porém menos confiável.

Vá até o site do SINTEGRA e selecione o estado do seu cliente.

Você será redirecionado para o SINTEGRA do estado selecionado. Uma vez nesse site escolha a opção de CNPJ e preencha. Depois clique em Consultar.

O print é do SINTEGRA de Goiás, as telas podem mudar de um estado para o outro. 


Será aberto uma tela com os dados cadastrais desça um pouco até as Informações complementares. Será listado todos os CNAES.

Obs.: Por mais que você tenha um principal isso não significa que todos seus serviços usaram o mesmo CNAE. Para isso consulte seu contador ou assessor fiscal para saber qual dos CNAEs devem ser utilizados.

Respondeu à sua pergunta?