Quem é quem no CTe?
Os envolvidos em um CTE são chamados de ATORES DO CTe, onde cada um possui uma função.
Emitente
Esse é responsável pela emissão do CTe. Ele que cadastra os outros envolvidos na nota, preenche os dados do transporte e manda emitir a nota. Os dados do Emitente são preenchidos automaticamente no momento da emissão do CTe (de acordo com os dados das configurações do sistema).
Remetente
Ator responsável pelo envio da mercadoria. Ele que entrega a mercadoria à transportadora e faz a emissão da nota fiscal (NFe). Ele pode ser o tomador do serviço.
O remetente é obrigatório para quase todas as situações de CTe, então na dúvida é sempre bom informá-lo.
Destinatário
É quem irá receber a mercadoria no final do percurso.
Exemplo: Em caso de compras, é a pessoa (física ou jurídica) que efetuou a compra.
Este pode ser o tomador do serviço, quando pagar pelo Frete.
É obrigatório informá-lo no CTe.
Tomador
Responsável por pagar o frete do transporte, podendo ser o remetente (CIF), destinatário (FOB) ou um tomador que não seja nenhuma das duas opções, lembrando que nesse caso o responsável pelo pagamento do frete deve ser cadastrado e listado apenas como Tomador no CTe.
Expedidor
É uma empresa terceirizada contratada pelo Emitente para realizar a entrega da mercadoria, quando se faz necessário um Redespacho ou o serviço é vinculado a multimodal (Rodoviário, aéreo, aquaviário, etc.)
Recebedor
Este é responsável por receber a mercadoria do transportador, sendo um intermediário entre o emitente e o destinatário final.
Ele só é obrigatório nos casos de Redespacho, onde o recebedor será a transportadora Subcontratada para efetuar a entrega.