O que é CNAE?

Você está aqui:

CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Foi começado a ser usado em 26 de dezembro de 1994 pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil. Criado baseado no International Standard Industrial Classification of All Economic Activities – ISIC das Nações Unidas.

A CNAE é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do Brasil. Essa classificação aplica-se a empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (pessoa física).

Sua estrutura hierárquica contem 5 dígitos, adicionando um nível hierárquico a partir de detalhamento de classes da CNAE, com 07 dígitos, específico para atender necessidades da organização dos Cadastros de Pessoas Jurídicas no âmbito da Administração Tributária.

Para baixar todas os CNAES existentes entre no link.

Como saber qual é o meu CNAE?

A melhor forma de saber seu CNAE é olhando na sua fixa cadastral entregue pela sua prefeitura, mas caso não tenha acesso a ela, existe uma maneira paliativa, porém menos confiável.

Vá até o site do SINTEGRA e selecione o estado do seu cliente.

Você será redirecionado para o SINTEGRA do estado selecionado. Uma vez nesse site escolha a opção de CNPJ e preencha. Depois clique em Consultar.

O print é do SINTEGRA de Goiás, as telas podem mudar de um estado para outro.

Será aberto uma tela com os dados cadastrais desça um pouco até as Informações complementares. Será listado todos os CNAES.

Por mais que você tenha um principal isso não significa que todos seus serviços usaram o mesmo CNAE. Para isso consulte seu contador ou assessor fiscal para saber qual dos CNAEs devem ser utilizados.

Fonte: CONCLA, EGESTOR, RECEITA FEDERAL
Esse artigo foi útil?
Visualizações: 26