Como emitir NFCe

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Ao entrar no sistema clique em Nota de Consumidor. Você será redirecionado para a tela com todas as notas fiscais já emitidas por sua empresa.

Clique no botão Novo no canto superior direito da tela e irá aparecer a tela de Nova Nfe. Será nela que vamos fazer todos os processos necessários para validação da sua NFe.

Digite o nome do cliente e ao encontra-lo clique nele, ou com o mouse procure e selecione. A pesquisa pode ser pela Razão, fantasia ou CPF/CNPJ. Caso o cliente que esteja procurando não apareça na listagem, sinta-se a vontade de clicar em Novo e cadastrar. Se estiver com alguma dúvida clique aqui, os dados dessa tela são iguais a de cadastro do cliente.

Se precisar editar os dados desse cliente ou visualizar, após ele já estar inerido em Razão Social, clique sobre o nome e irá aparecer uma tela suspensa com os dados e a possibilidade de editá-los.

Existem outros campos que não são necessários mudar nessa tela, mas você pode mudar a Natureza da nota (que é o padrão de CFOP que será utilizado na nota. Para saber mais sobre natureza clique aqui), a data se saída dessa nota e a hora de saída, lembrando que essa data e hora não podem ser inferiores a data de emissão.

Clique em Avançar ou em Produtos. Nessa tela vamos inserir os produtos da nota. Para isso clique em Busca Produto e da mesma forma do cliente procure pelo produto desejado digitando o nome dele ou usando o mouse para isso. Ao achar clique. A pesquisa pode ser feita pelo nome do produto, código dele ou código de barras, um leitor de código de barras também será aceito.

O campo quantidade, ao lado, pode ser usado para inserir mais de uma quantidade do mesmo item. Para isso insira primeiro a quantidade e depois pesquise pelo produto. Ao clicar nele, a quantidade inserida será inserida no grid.

Uma vez o produto estando no Grid é possível mudar a quantidade dele, preço unitário e total. Caso queira alterar dados como descrição ou tributação clique no produto e será aberto uma tela suspensa.

Também é possível criar um novo produto clicando em Novo. Se estiver com alguma dúvida clique aqui, os dados dessa tela são iguais a de cadastro do produto.

Clique em Avançar ou em Outros. Nessa tela é possível mudar a condição de pagamento, a forma de pagamento, o formato de atendimento, observações e inserir dados de transporte.

O formato de atendimento principal para um cliente dentro do seu estado é “Operação presencial”.

Nos casos em que precisa de inserção de frete, clique em Informações de transporte – Frete selecione o tipo de frete, pesquise a transportadora (Também sendo possível cadastrar ela pelo botão de +, sem perder sua nota) e coloque os outros dados necessários para emissão.

No canto inferior esquerdo existem botões:

  • o Salvar irá salvar sua nota para poder continuar em uma outra ocasião. O acesso a esse rascunho será feito no Dashboard no grid de Rascunhos.
  • O Visualizar irá mostrar sua nota da mesma forma que estará quando for emitida.
  • O Emitir irá emitir essa nota no SEFAZ e retornar um pdf para impressão dos dados.

Caso no cadastro do seu cliente tenha algum e-mail cadastrado o xml e pdf da nota serão enviados automaticamente.

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